Dia Internacional da Mulher
Longe de ser uma data vazia de significado, o 8 de Março é um dia de reflexão, uma data política. Nenhum centímetro, nenhum direito nos será concedido. Cada conquista requer luta.
O Dia Internacional da Mulher foi proposto na 2ª Conferência Internacional de Mulheres Socialistas em Copenhagen, em 1910, por Clara Zétkin e Rosa Luxemburgo. O objetivo da criação da data era reafirmar as resoluções da mesma conferência, realizada sete anos antes, para debater igualdade de oportunidades para as mulheres no trabalho e na vida social e política, igualdade salarial pelo mesmo trabalho realizado, ajuda social para operárias e crianças; e a intensificação pelo voto feminino. Uma data com uma intenção muito clara, racional e política: reforçar a luta pelos direitos e a defesa da igualdade.
O congresso aprovou a proposta, mas não definiu uma data específica para a celebração. Somente em 1975, a ONU (Organização das Nações Unidas) decretou que no dia 8 de março seria considerado o Dia Internacional da Mulher.
Um século depois, a luta deve continuar. Muitas daquelas reivindicações permanecem, como a igualdade salarial. Que o momento seja sempre para engrandecer e fortalecer o movimento de mulheres e que a cada 8 de março as mulheres renovem seu compromisso pela igualdade de gênero.
#DiaInternacionalDaMulher